Veja também: O que é um ecossistema de inovação e qual sua relação com o coworking?
Criar e gerenciar processos de comunicação nas empresas não é uma tarefa fácil, e esse é um dos maiores desafios dos gestores de RH. Independente do porte ou segmento de cada empresa, é de extrema importância ter processos de comunicação bem definidos e principalmente, colocá-los em prática, assim você mantém sua empresa organizada e seus colaboradores alinhados com os objetivos da empresa.
Ela funciona como uma ferramenta estratégica que permite a interação entre os funcionários de todos os setores da empresa. Ou seja, podem ser ações focadas nos colaboradores para facilitar a transmissão e o compartilhamento das informações estratégicas e relevantes dentro do ambiente de trabalho.
Ela pode envolver a transmissão da cultura da empresa, os valores, objetivos ou até mesmo questões mais segmentadas e direcionadas, como feedbacks de desempenho, metas específicas para uma equipe, entre outras questões importantes para manter um relacionamento transparente entre os profissionais.
Como citamos no início desse conteúdo, o principal objetivo da comunicação interna é permitir o trabalho em conjunto e alinhado entre toda a equipe para alcançar os objetivos dos negócios, sejam eles o desenvolvimento de projetos específicos ou o próprio progresso do negócio.
A comunicação interna nas empresas possibilita alinhamentos estratégicos, que servem para manter todos os colaboradores ‘na mesma página’ do que está acontecendo. Além disso, ela provoca uma melhora no clima organizacional pois ela estimula a equipe, cria relacionamentos interpessoais e aumenta a sintonia entre os setores da empresa.
A comunicação interna ainda aumenta o engajamento dos colaboradores e a produtividade, afinal, colaboradores engajados vestem a camisa da empresa e dessa maneira se propõem a entregar resultados ainda melhores. Isso sem contar com a integração de novos colaboradores, que se torna ainda mais fácil quando uma equipe já é engajada com os objetivos da empresa.
E se isso tudo não bastasse, a comunicação interna ainda possibilita uma melhora na imagem da empresa, isso porque colaboradores felizes e engajados refletem sua satisfação nos ambientes externos do trabalho.
Agora você já sabe os principais objetivos da comunicação interna e por que ela é tão importante, é necessário entender também quando a sua empresa possui tais problemas, e isso é mais fácil do que você imagina, tudo que você precisa é descobrir se alguma das situações abaixo fazem parte do dia a dia do seu negócio:
Deu check em alguma (ou algumas) dessas situações? Então está na hora de saber como resolver esses problemas e fazer seu negócio prosperar ainda mais.
Conheça abaixo alguns passos simples, mas eficazes, para te ajudar nessa tarefa:
Além de todos esses passos, ainda tem mais uma ação que pode ajudar, e muito, no engajamento dos seus colaboradores e consequentemente refletindo na melhora da sua comunicação interna: tenha uma jornada de trabalho flexível, que tal optar por alguns dias de home office? Ou ainda melhor, que tal levar seus colaboradores para um dia de trabalho diferente em um escritório compartilhado?
São pequenas ações que fazem o seu colaborador vestir a camisa da empresa e se sentir valorizado. Pense nisso.
Está na dúvida de quanto custa um horário em um escritório compartilhado, ou então quanto custa o aluguel de uma sala de reuniões por um tempo determinado?
Então entre em contato conosco através deste link e tire todas as suas dúvidas. É totalmente sem compromisso!
Escrever em parágrafos permite que os visitantes encontrem o que estão procurando de forma rápida e fácil.
Escrever em parágrafos permite que os visitantes encontrem o que estão procurando de forma rápida e fácil.
Escrever em parágrafos permite que os visitantes encontrem o que estão procurando de forma rápida e fácil.
Todos os direitos reservados | B2B Coworking