Por que as pessoas prosperam em um coworking ou escritório virtual?
Os coworkings vão dominar o mundo e eu te digo o porquê!
Não é de hoje que o escritório compartilhado vem fazendo sucesso. Temos inúmeras grandes marcas que antes de se tornarem independentes e ter uma própria empresa, começaram em coworkings.
Em busca de uma resposta do porquê empresas pequenas prosperavam depois do uso do coworking, a Harvard Business Review entrevistou gestores de coworkings no mundo todo.
A análise dessa pesquisa revelou três fatos principais sobre como prosperar:
- Pessoas que usam coworking sentem que seu trabalho é significativo.
Quem trabalha em coworking sabe que o andamento da empresa depende unicamente dele, sendo assim, ele mesmo faz sua rotina, seu horário, seu planejamento da semana.
Independente do tipo de trabalho que fazem – por exemplo, freelancers que escolhem um projeto com o qual se importam – as pessoas entrevistadas disseram que encontraram significado no fato de serem capazes de dar o melhor de si. Eles podem fazer isso de várias maneiras.
Ao contrário dos escritórios tradicionais, os espaços de coworking consistem em membros que trabalham em diversas empresas, mercados e projetos. Como há pouca competição direta ou política interna, eles não sentem que precisam seguir regras para se encaixar. Trabalhar com pessoas que fazem trabalhos diferentes pode até fortalecer a identidade de alguém.
Outro ponto significativo também vem de trabalhar em uma cultura onde a norma é ajudar uns aos outros, e existem inúmeras oportunidades. Os vários colegas presentes no espaço mostram que possuem competências únicas que podem oferecer a outros membros da comunidade. Um fator muito citado é que os membros se sentem como parte de uma comunidade e o espaço de trabalho é significativo. Por exemplo, na B2B OFFICES, os clientes trocam contatos, compartilham objetivos e ampliam suas redes.
2. Eles têm mais controle sobre seu trabalho
Os espaços de coworking geralmente estão disponíveis fora do horário comercial e nos fins de semana, dependendo dos planos horários. Portanto, as pessoas podem escolher suas horas de trabalho com base no que funciona melhor para elas.
Da mesma forma, eles podem escolher se preferem usar uma parte mais silenciosa do espaço para se concentrar em suas atividades ou usar um espaço colaborativo que estimule a interação.
Enquanto muitos colegas valorizam essa autonomia, a pesquisa também mostra que eles também valorizam certas estruturas em suas vidas profissionais. Muita autonomia pode realmente prejudicar a produtividade por causa da falta de rotina e disciplina. Os colegas dizem que ter uma comunidade os ajuda a construir a estrutura e a disciplina para motivá-los.
3. Eles se sentem parte de uma comunidade.
Conectar-se com outras pessoas é uma grande razão pela qual as pessoas pagam para trabalhar em espaços compartilhado, em vez de trabalhar em casa de graça ou alugar um escritório mais apertado. Cada espaço de coworking tem sua própria atmosfera, e os gestores de cada espaço fazem o possível para promover uma experiência única que atenda às necessidades de seus respectivos membros. No entanto, é importante lembrar que a socialização não é obrigatória. De acordo com os pesquisadores, os membros podem escolher quando e como interagir uns com os outros. Para eles, os trabalhadores preferem discutir nos cafés, porque vão lá para isso.
Na B2B, temos todas as possibilidades. Salas privativas, mesas compartilhadas, espaço lounge, copa, call room. Para que os clientes escolham como preferem socializar e trabalhar.
Quer saber mais sobre coworking?
Venha conhecer o nosso!
Entre em contato pelo whatsapp clicando aqui.








